domingo, 5 de junho de 2011

Ensino Corporativo

O Ensino Corporativo no Brasil teve início na década década de 90. Também conhecido com e-learning, essa modalidade de ensino através da Educação a Distancia tem sido usado como ferramentas de treinamento em empresas. Com um crescimento significativo, o e-learning, possibilita que os profissionais se atualizem nas suas áreas especificamente. O crescimento do ensino corporativo no Brasil tem sido significativo, devido a vários pontos, como:

> Centralidade do aluno;
> Convergente com as necessidades do aluno e também da empresa;
> Facilidade de acesso e flexibilidade de horários;
> Custos menores quando comparados à formação convencional;
Redução de custos logísticos e administrativos (deslocamentos, alimentação, …). 
Entre outras.


Tais desvantagens também ocorrem:


Dificuldades de adaptação a ferramenta e ao ambiente digital;
Dificuldades de adaptação a ferramenta e ao ambiente digital;
Necessidade de maior esforço para motivação dos alunos;
Exigência de maior disciplina e auto-organização por parte do aluno. 
Entre outras. 




Este vídeo é uma série do JN sobre o Ensino Corporativo no Brasil que tem mudado a vida de muitos brasieliros.






Aula em 03/06

Seminário de Erika Santos e Mariana



quinta-feira, 2 de junho de 2011

A avaliação na EAD

O conceito de avaliação na EAD é entendido em perspectivas diagnósticas, formativa e somativa.


A avaliação diagnóstica acontece com o conjunto de informações que se procura antes de obter um desenvolvimento, nesse tipo de avaliação verifica-se as habilidades dos alunos. É realizada de modo informal, uma vez que,que é orientada pela curiosidade e pela necessidade de obter respostas para dúvidas.


A avaliação formativa requer em conhecer a opinião dos alunos buscando aperfeiçoar as expectativas dos alunos participantes. Esse tipo de avaliação visa identificar novos direcionamentos para que o aluno construa o seu conhecimento de modo correto.


A avaliação na EAD é feita de forma presencial e on-line. Sendo avaliação presencial, que exige definição prévia de locais para a realização. E com a avaliação on-line pode-se trabalhar com portfólios, fóruns e seminários virtuais, chats e etc.


E por fim, a avaliação somativa ou final é o modelo mais utilizado para a avaliação da EAD, podendo ser ou não combinada com a avaliação formativa. Esse tipo de avaliação é realizada no final do curso.
É evidente que a avaliação deve ser um processo contínuo, cabe ao professor qvaliar gradativamente.


Seminário - 27/05
Cíntia Cosme e Kelly Tabosa





O Ensino com interatividade, cooperação e colaboração

Percebemos que para haver o aprendizado na educação a distância não foge muito das regras do  ensino presencial. O que difere é o uso da tecnologia havendo assim pontos importantes para que a formação do conhecimento aconteça de forma propícia.


Interatividade - quando há interação com outros através de uma máquina(computador) diretamente. Esse termo começou a ser usado na década de 1970. O termo interação começou a ser usado através das TICs que possibilitou esse tipo de interatividade entre o homem e a máquina.  A interação pode ser síncrona ou assíncrona - a interação síncrona ocorre quando o indivíduo se comunica através do telefone ao mesmo tempo em lugares diferentes e assíncrona quando não precisa estar ligados ao mesmo tempo, como por exemplo um e-mail.
Cooperação - acontece quando há uma interação entre os participantes com comunicação, ferramentas adequadas e em o aluno querer compartilhar e trabalhar em cooperação, tendo objetivo, concretização bem sucedida ou não.
Colaboração - quando alguém ajuda a construir uma tarefa desempenhando um papel de auxílio na construção e desenvolvimento de uma atividade em andamento de um grupo.






Seminário 20/05
Ana Paula e Cláudia

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Abordagem Pedagógica voltada para a EAD

Estes são as abordagens educacionais que contemplam a EAD

Heutagogia - é definido como estudo da autodeterminada, porém propõe mais do que apenas aprender, sendo o professor apenas como orientador de conhecimento.

Andragogia - é o ensino voltado para adultos, fazendo com que a vivência seja transformadora e um estímulo de conhecimento. Esse tipo de ciência analisa aspectos de EJA.

Conclui-se que o aluno deve está inserido no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a cultura da tecnologia se encontra cada vez mais atualizada e avançada, é necessário que o aluno da EAD também esteja atualizado. Não há conhecimento sem ensino.


Aula 13/05
Seminário de Sandra e Mitalma

quinta-feira, 12 de maio de 2011

O Educador coletivo e individual

O professor de EAD assume um papel relevante, pois ele deixa o método de ensino tradicional para ser um colega, um mediador, um integrador, um motivador e um facilitador.

Na Educação a Distância, o professor assume características  de educador coletico ou individual.
Educador individual - é aquele que ensina a apenas um aluno individualmente, como o próprio nome já diz. Assumindo a postura de pesquisador.
Educador coletivo - é aquele que transmite a mais de um aluno o conhecimento, ele é o orientador.

                                                                   
















Aula 06/05

O aluno autônomo na EAD


Na EAD, o aluno e o professor estão interligados pela internet e recursos tecnológicos. Nessa forma de ensino, a aprendizagem do aluno é autônoma, ou seja, o aluno é responsável pela construção de sua própria aprendizagem. Porém, não descarta a atuação do professor nesse tipo de aprendizagem, mas cabe ao docente criar formas de estimular a aprendizagem de seu aluno. Essa postura não deve ser apenas colocada na modalidade de ensino da EAD, mas também em aulas presenciais. O aluno é o construtor de seu conhecimento.
Algumas atribuições que se encaixam no aluno de EAD: acessar diariamente o seu endereço eletrônico, organização de metodologia, realizar as atividades propostas pelo tutor, aprofundar-se nas atividades, enfim, cabe ao aluno eixos básicos de responsabilidade, organização e disciplina.


Aula 29/04

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Legislação da EAD

  • Abaixo seguem as legislações da Educação a Distância no Brasil:
http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/anotada/2695896/art-80-da-lei-de-diretrizes-e-bases-lei-9394-96
  • Portaria Ministerial nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004
  • Portaria Ministerial nº 4.361, de 29 de dezembro de 2004
http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/port_4361.pdf
  • Decreto Lei nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005
  • Lei nº5.773, de 9 de maio de 2006 - trata da Educação Superior no Sistema Federal de Ensino.

Aula em 26/03 - no chat

Gerações da EAD

Estudamos que a história da EAD no Brasil e no mundo, as tecnolodias perpassaram o processo de metodologia no ensino e aprendizagem da EAD.

As gerações da EAD, São:
1ª geração: Ensino por correspondência
2ª geração: Transmissão por rádio e TV
3ª geração: CD,DVD,Computador
4ª geração: Teleconferência
5ª geração: Internet e web
6ª geração: Second Life

Podemos observar no vídeo abaixo

http://www.youtube.com/watch?v=DAzeNcS3D9w

Aula em 18/03

Aspectos históricos

A história da EAD, segundo Alves(1994), começou no século XV ao ser criada a imprensa por Gutemberg, com livros impressos, podendo assim, os alunos estudarem em casa. 


Portanto a EAD no Brasil, iniciou:


>> A partir dos anos 20, o rádio passou a fazer parte da Educação a Distância, quando foram criadas escolas radiofônicas.
>> A partir de 1950, novos contornos educacionais foram inseridos na EAD, a televisão.
de 1960 a 1970, é introduzido o vídeo K-7, computadores na EAD, a comunicação assíncrona. Em 1967, a televisão foi obrigada a oferecer programas gratuitos. Em 1978, o MEC e a Fundação Roberto Marinho promoveram Telecurso 200 para o 2º grau e o Supletivo do 1º grau.
>> Na década de 1980, a difusão de Línguas Estrangeiras, as possibilidades dos projetos de informação e a difusão, as possibilidades da modalidade de ensino a distância foram ampliadas, utilizando materiais flexíveis, como: material impresso, telefone, CD-ROM, a internet, a comunicação em tempo real e na forma assíncrona e síncrona.


Aula em 11/03

Ciências que envolvem a EAD

Percebemos que a Educação a Distância está envolvida nas seguintes ciências:

  • Filosofia
  • Psicologia
  • Sociologia
  • Antropologia e
  • História



Aula em 25/02

Educação a Distância - Tendências Atuais

Eduardo Chaves em seu vídeo, nos mostra que a EAD precisa ser reconhecida e muito pela população, ainda precisa romper algumas barreiras. Segue o vídeo abaixo uma reportagem do JN sobre EAD.







Aula 18/02

Educação a Distância

A Educação a Distância é uma modalidade de ensino, é um processo de ensino aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial ou temporalmente.
Na educação a distãncia os alunos e professores não estão juntos fisicamente, mas interligados pela tecnologia, principalmente pela internet, que é a mais usada, mas também, podendo ser utilizada pelo correio, rádio, vídeo televisão, CD-ROM, telefone e outras ttecnologias semelhantes.. A educação a Distância pode ser feitas nos mesmos níveis do ensino regular (ensino fundamental, médio, superior e pós-graduação).

Portanto, a EAD pode muito contribuir para o crescimento do conhecimento. O profissional é o resultado do curso.

Aula:11/02